Doutorado em Direitos, Instituições e Negócios

Disciplinas Obrigatórias


ATENÇÃO:

As DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS (são aquelas que todo discente deverá cumprir para estar apto à elaboração e defesa da tese) deverão ser cumpridas integralmente pelo discente até o final do quarto semestre letivo do Curso.


ESD10178 – Fundamentos histórico-jurídicos da Justiça Administrativa  – 45 horas e 3 créditos

OBJETIVO: PROPICIAR UMA VISÃO GERAL DA JUSTIÇA ADMINISTRATIVA, A PARTIR DOS SEUS ELEMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICO-JURÍDICOS


ESD10180 à ESD10183 – Atividade de Pesquisa I, II, III e IV – 60 horas e 4 créditos (cada Atividade)

OBJETIVO: ESTIMULAR O APRENDIZADO CIENTÍFICO A PARTIR DA VINCULAÇÃO DO(A) ORIENTANDO(A) AO(À) ORIENTADOR(A) E À EQUIPE DE PESQUISA POR ESTE COORDENADA, CONSTITUINDO UMA PRÁTICA PERMANENTE E SISTEMÁTICA DA INVESTIGAÇÃO ACERCA DOS TEMAS QUE SERÃO SIGNIFICATIVOS PARA A ELABORAÇÃO DA TESE.

ATENÇÃO:

1) A disciplina Atividade de Pesquisa I (1º semestre) será ministrada pelos Coordenadores do Programa; inscrição obrigatória à todos os discentes recém-matriculados no Curso.

2) As disciplinas Atividade de Pesquisa II, III, e IV serão ministradas pelos respectivos orientadores;

3) É vedada a inscrição em duas ou mais disciplinas de Atividade de Pesquisa no mesmo período letivo;

4) As avaliações destas disciplinas ocorrem através da frequência e qualidade do artigo desenvolvido de acordo com as designações do(a) orientador(a).
O artigo desenvolvido deve:
a) ser publicado em periódicos;
b) conter, obrigatoriamente, citações de 03 obras produzidas no Programa; e
c) ter coautoria com algum(a) Professor(a) também do Programa.

5) A cada encontro com o(a) orientador(a), o(a) discente deverá utilizar a ficha de acompanhamento de Atividade de Pesquisa (disponível no site do Programa) para fazer anotações pertinentes ao desenvolvimento de sua pesquisa.


ESD10179 – Epistemologia e Justiça Administrativa – 45 horas e 3 créditos

OBJETIVO: ANALISAR AS POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES DA EPISTEMOLOGIA PARA A CONSTRUÇÃO DA JUSTIÇA SOCIAL E DA CIDADANIA, BEM COMO O DEBATE SOBRE AS CARACTERÍSTICAS PECULIARES DA ATIVIDADE CIENTÍFICA, PRINCIPALMENTE NA ÁREA JURÍDICA.


ESD10184 – Seminário de Tese – 45 horas e 3 créditos

OBJETIVO: ANALISAR E DISCUTIR OS PROJETOS DE TESE, COM VISTAS AO APERFEIÇOAMENTO DESTES VISANDO À QUALIFICAÇÃO DE TESE

ATENÇÃO:

1) A inscrição na disciplina “Seminário de Tese” poderá ocorrer somente depois de cumpridas as disciplinas: Atividades de Pesquisa I, II e III.

2) De acordo com o Regimento do Programa, Art. 63, para a realização da Qualificação de Tese, o(a) discente deverá ter cumprido a disciplina obrigatória “Seminário de Tese”, em semestre anterior.


Skip to content